sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Moonspell-Wolfheart


Já muito se falou e escreveu sobre a banda,membros e teorias com o seu je ne sais quoi de provocativo,invejoso e bota a baixo,mas vamos falar de musica antes é sempre mais interessante.
Escolhi o album que melhor retrata a fase vampiro-licantropica deles.
Foi uma bomba na altura diga-se o que dizer e que os estabeleceu num dos nomes mais interessantes e originais no que dizia respeito a musica digamos "satanica" embora acabe por não o ser muito.
Com um sentido estetico e visual muito forte a banda percorre uma especie de eixo gotico-metalico que nasce na Brandoa e vai abrindo as asas até aos Carpatos tudo isto numa noite de Lua cheia bem brilhante em que o corpo de lindas feiticeiras é posto ao descoberto e acariciado de uma maneira bem sensual.
Tudo isto comandado pela voz do Langsuyar algo entre um Vlad Tepes e um Dracula no sentido recriado pelo Bram Stoker dois seres duas entidades uma brutal e sanguinaria e outra mais romantica mas com a mesma sede de sangue.
Comandando um exercito de seres dispostos a trincar os pescoços de quem se deixa envolver com a musica deles nesta altura.
E é certo que foi uma lufada de ar bem mediterreneo o que aqui se ouve que contraponha com os ventos gelidos vindos do norte.
Um som exotico,envolvente,pagão,lunar com uma aura quase magica que dava origem a um album que fica para historia da musica mundial dentro do genero e que acaba por influenciar muitas outras bandas.
Com o tempo foram perdendo fulgor e capacidade de surpreender quem ficou encantado com estes temas,nunca mais foram nem nunca mais conseguiram fazer musica tão genuina e simples de uma forma tão original.
Devem conhecer bem o album e é logico que aqui tambem têm o seu merecido espaço goste-se ou não da musica que fazem ou vem fazendo nos ultimos anos.