
Ano 1994 e eu com pouco mais de 15 anos,um simples puto que começa a prestar mais atenção a estas sonoridades roqueiras levo logo com a moda do Grunge na tromba.
Estilo polemico e odiado pela comunidade metaleira,que o acusou de ter morto o Heavy-Metal surgia uma banda no estilo que apesar das camisas de flanela e das calças rasgadas tem muito mais a ver com o rock de tendencias mais metalicas que outra qualquer banda surginda de dentro do caldeirão de Seattle e com este album conseguem atingir o pico da sua fama,tanto a nivel criativo como a nivel musical.
Ainda me lembro da primeira vez que o Rui,um colega meio fanatico de Pearl Jam me mostrou isto...foi tipo WOW.
Havia algo naquele som de magico,cativante.
Talvez fossem os vocais do malogrado Layne Stanley,que ainda hoje considero um dos melhores vocalistas de Rock que usava e colocava as frases que cantava de uma maneira diferente e que se notava que a coisa era sentida,dolorosamente sentida.
Mas para alem disso era tambem o som guitarra do Jerry Cantrel que conseguia sacar riffs poderosos e logo a seguir dedilhar umas notas que quase faziam chorar as pedras da calçada.
O inicio do album com aqueles riffs do tema "Them Bones" ainda hoje me surpreendem bastante,passados estes anos todos,o "Down in a Hole",traz-me certas memorias de uma namorada da altura as vezes até o cheiro do cabelo pareço sentir quando o ouço e continua-me a provocar um certo arrepio na espinha mesmo nos dias de hoje.
Podia estar aqui a falar eternamente do Would?,do Junkhead(lindissimo e agoniante),do Angry Chair,do Dirt de todas mas pronto para quê falar se é melhor ouvir.
Ainda hoje sei as letras de cor e salteado....e desculpem a heresia mas este album para mim é tão importante como um Master of Puppets ou outras coisas que ia descobrindo na altura dentro do genero.
What´s my drug of choice?
Para o Layne podia ser a Cocaina mas para mim depois disto começava a ser a musica e toda aquela que realmente me fizesse sentir algo cá dentro....
Um album que considero que qualquer fan de Rock deveria ouvir e quem sabe sentir o que eu senti na altura......com isto fiquei com uma nostalgia daquelas....ah..acho que ja não se fazem assim albuns de rock hoje em dia.
http://rapidshare.com/files/34816315/Alice_In_Chains_-_Dirt__1992_.rar